Proposta Pedagógica

O CSM-Unidade Rosa Rasuck adota uma proposta pedagógica pautada na concepção sóciointeracionista, a qual acredita que o desenvolvimento humano se dá a partir da convergência e interação entre os fatores biológicos e os socioculturais do indivíduo. Tal proposta tem como filosofia: Educar para o respeito a si, ao outro e à natureza, baseada nos quatro pilares da educação:

• Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

A educação, hoje, tornou-se um grande desafio para professores e instituições de ensino. Precisamos trazer nossas crianças e nossos jovens para o caminho do conhecimento e valorização de todas as culturas. É justamente com esse objetivo que buscamos trabalhar a diversidade cultural, conhecendo e pensando criativa e respeitosamente sobre a cultura afro-indígena. Com atividades diversificadas, os alunos são envolvidos no conhecimento da cultura africana, bem como no da cultura indígena, nos mais diversos aspectos, refletindo sobre a sua influência na formação cultural da identidade brasileira, atendendo consequentemente aos ditames da lei 11.645/2008 de 10/03/2008.

Esta instituição escolar proporciona ao aluno meios para desenvolver habilidades que permitem a construção de novos saberes, respeitando e cumprindo o que entende ser papel da Escola, assumindo o compromisso de desenvolver competências e habilidades que propiciem à criança e ao jovem uma compreensão melhor de si, do outro e do mundo. Oportuniza situações que favoreçam a autonomia, a responsabilidade para o bom convívio social, bem como para o comprometimento, a responsabilidade e a curiosidade do aluno para envolver-se na construção do seu conhecimento.

Nessa perspectiva, encaram-se os desafios de seu tempo, estando alicerçada numa proposta pedagógica que respeita as necessidades e os interesses dos alunos no processo de desenvolvimento. Valoriza os conteúdos e conceitos essenciais das diferentes áreas de conhecimento e da formação humana, atribuindo-lhes uma dimensão atual e almejando resultados qualitativos e quantitativos.

A sociedade atual está em fase de mudanças velozes. Os conceitos educacionais e familiares estão perdendo força diante desta nova realidade. O dinamismo e o imediatismo dos resultados exigidos acabam, muitas vezes, tendo a sua ordem invertida. Construir uma sociedade mais justa, digna e humana requer paciência, força de vontade, planejamento e a valorização da célula-mãe: a família. Ao se perder o conceito de família, toda a estrutura do ser humano desmorona, como um efeito dominó. Assim, o Colégio Santa Maria procura valorizar a célula-mãe ao máximo, resgatando valores, promovendo encontros e instruindo os professores e funcionários a valorizarem a perfeita sincronia entre as famílias.

No contexto atual, o Colégio Santa Maria assumiu a desafiadora missão de preservar a sua identidade católico-cristã, abrindo-se, no entanto, ao diálogo inter-religioso, promovendo uma cultura de paz e solidariedade. Acredita-se que a formação intelectual deve ser acompanhada de uma sólida formação humana, orientando nossos alunos, no sentido de se tornarem cidadãos conscientes de seu papel como agentes de transformação nesta sociedade tão contrastante.